Sobre o PIBID
Pibid UEM – Subprojeto/Química:
Uma proposta para o Ensino de Química: significando o conhecimento
químico na formação inicial.
Vários estudos apontam que projetos de pesquisa, ensino e extensão que
privilegiam a interação e parceria entre professores do ensino básico,
professores da universidade e alunos da graduação podem apresentar-se como um
dos caminhos necessários para a busca de soluções adequadas que atendam a
realidade da escola atual.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com
seus pressupostos filosóficos, sociais, epistemológicos e pedagógicos tem se
apresentado como estímulo na perspectiva da formação inicial dos professores e
os resultados obtidos pelo Pibid/UEM têm revelado a importância dos espaços
construídos para melhorar a formação do professor e consolidar parcerias entre
a escola pública e a universidade. Nesse contexto, o subprojeto Pibid/Química
tem desenvolvido diversas ações que buscam atingir vários objetivos, como os
apresentados a seguir:
Objetivo Geral
Propiciar a interação entre os diferentes níveis de ensino, por meio da
inserção de alunos da Licenciatura em Química no contexto escolar da educação
básica, com o intuito de desenvolver ações que conduzam ao ensino de
conhecimentos químicos acerca do mundo físico e social, buscando promover a
melhoria na qualidade do ensino de química nas escolas envolvidas, tornando os
conhecimentos aprendidos significativos aos alunos e criando espaços para a
permanente reflexão sobre a prática pedagógica.
Objetivos específicos
- Possibilitar aos alunos da Licenciatura em Química, o conhecimento do seu campo de atuação.
- Proporcionar ao aluno bolsista um espaço de interação, pesquisa, ação pedagógica e reflexão sobre a prática de ensino na convivência com a escola e com os alunos do ensino Médio.
- Repensar os conhecimentos químicos como instrumento para entender o mundo físico, social, econômico, político e cultural.
- Refletir sobre os processos de ensino/aprendizado em química e desenvolver propostas de ensino de química que tenham como eixo condutor situações problemas, atividades experimentais investigativas e abordagem interdisciplinar.
Comentários
Postar um comentário