Sobre o PIBID

Pibid UEM – Subprojeto/Química:
Uma proposta para o Ensino de Química: significando o conhecimento químico na formação inicial.

Vários estudos apontam que projetos de pesquisa, ensino e extensão que privilegiam a interação e parceria entre professores do ensino básico, professores da universidade e alunos da graduação podem apresentar-se como um dos caminhos necessários para a busca de soluções adequadas que atendam a realidade da escola atual.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com seus pressupostos filosóficos, sociais, epistemológicos e pedagógicos tem se apresentado como estímulo na perspectiva da formação inicial dos professores e os resultados obtidos pelo Pibid/UEM têm revelado a importância dos espaços construídos para melhorar a formação do professor e consolidar parcerias entre a escola pública e a universidade. Nesse contexto, o subprojeto Pibid/Química tem desenvolvido diversas ações que buscam atingir vários objetivos, como os apresentados a seguir:

Objetivo Geral

Propiciar a interação entre os diferentes níveis de ensino, por meio da inserção de alunos da Licenciatura em Química no contexto escolar da educação básica, com o intuito de desenvolver ações que conduzam ao ensino de conhecimentos químicos acerca do mundo físico e social, buscando promover a melhoria na qualidade do ensino de química nas escolas envolvidas, tornando os conhecimentos aprendidos significativos aos alunos e criando espaços para a permanente reflexão sobre a prática pedagógica.

Objetivos específicos
  • Possibilitar aos alunos da Licenciatura em Química, o conhecimento do seu campo de atuação.
  • Proporcionar ao aluno bolsista um espaço de interação, pesquisa, ação pedagógica e reflexão sobre a prática de ensino na convivência com a escola e com os alunos do ensino Médio.
  • Repensar os conhecimentos químicos como instrumento para entender o mundo físico, social, econômico, político e cultural.
  • Refletir sobre os processos de ensino/aprendizado em química e desenvolver propostas de ensino de química que tenham como eixo condutor situações problemas, atividades experimentais investigativas e abordagem interdisciplinar.

Comentários

Postagens mais visitadas