Feromônios - o Perfume dos Insetos


Feromônios – o perfume dos insetos

Feromônios são substancias químicas que, captadas por animais da mesma espécie, permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos. Os feromônios excretados são capazes de suscitar reações especificas de tipo fisiológico e comportamental em outros membros que esteja em raio específico de espaço ocupado pelo excretor, ou seja, se um determinado inseto lançar seu feromônio no ar, em uma determinada distancia o inseto de sexo oposto poderá sentir o cheiro desta substancia química.
Em insetos, os feromonios tem importância fundamental para a preservação da espécie. Podemos citar como exemplo o fato de formigas conhecerem o caminho de volta ao formigueiro, o momento certo para besouros copularem, e também por que quando um marimbondo ferroa a pessoa logo após aparecem mais outros marimbondos.
Enquanto nós, seres humanos temos nosso sistema de comunicação, os insetos tem o deles, que é a comunicação química, na qual consiste em perfumes lançados por estes ao ar, na qual denominamos feromônios.
Vários tipos destas substancias químicas são produzidas pelos insetos, na qual podemos citar: feromônios de alarme (produzidos no estado de alerta quando há alguma ameaça), ferominios sexual, feromônio de trilha (demarcam caminho até uma fonte de alimentos) e dentre outros.
O comportamento sexual dos animais e insetos, em especial a atração exercida pelas fêmeas sobre os machos de uma mesma espécie, sempre despertou a curiosidade de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. O interesse científico pela comunicação olfativa evidenciou-se na década de 50, através do isolamento e identificação química do primeiro feromônio sexual de inseto. Em um trabalho realizado ao longo de vinte anos e utilizando milhares de insetos para este fim, os pesquisadores extraíram cerca de 12 mg de um feromônio da mariposa do bicho-da-sedaBombyx mori. A substância foi identificada como sendo o (10E,12Z)-hexadeca-10,12-dien-1-ol (bombicol), e é produzida pela mariposa-fêmea para atrair os machos para o acasalamento.
A sensibilidade apresentada por alguns insetos na detecção de feromônios é surpreendente. Quantidades ínfimas de determinadas substancia são suficiente para atrair centenas de insetos a vários metros de distancia.
A síntese de feromônios em laboratório é uma área em expansão com aplicabilidade na agricultura, para que um controle biológico de pragas seja estabelecido.
Como exemplo, podemos citar os feromônios abaixo:

Extraído da Revista Química Nova na Escola, artigo Amor ao Primeiro Odor, de João Tércio Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas