#EducaQui - A importância da Química para a educação

 


A importância da Química para a educação 

Escrito por: Pedro Lucca Rebello Rodrigues

Por que estudamos química? Para responder a essa pergunta precisamos entender o que é esta ciência. De acordo com os dicionários, química é a ciência que estuda a compreensão da composição, das propriedades e das transformações da matéria. Agora nos perguntamos, para que estudar a composição, propriedades e transformações da matéria? E você poderia responder: Deixe isso para os que fazem ciência. Pois bem, concordo com você, pois a química não é só para os homens e mulheres de jalecos. A ciência a qual me refiro não é apenas a do laboratório. A matéria está em constante transformação e as reações acontecem mais em nossas casas do que nas mãos dos homens de jaleco. Nós estudamos química para entender o que acontece ao nosso redor e a química das escolas não é somente para formar cientistas, mas sobretudo para que os cidadãos compreendam, interpretem o mundo, modifiquem a sua a realidade e, ainda, reconheçam que sem a ciência não teríamos os avanços tecnológicos, como o desenvolvimento de medicamentos, vacinas, que são de extrema importância para a atualidade. Mas como a química integrou a educação no Brasil?

Chassot (1996), uma das maiores referências para o ensino da química no país, aponta que com a inserção de uma cadeira de química no curso de engenharia da Academia Real Militar em 1810 houve a introdução do ensino de química no Brasil. Consequentemente, houve um aumento significativo do número de trabalhadores com mão de obra especializada nas áreas que necessitavam de um ensino mais voltado para as ciências. Os objetivos principais do estudo de química nesse período eram práticas e estudos teóricos ligados à farmácia, agricultura, tinturaria, manufatura do açúcar, extração das substâncias salinas, extração dos metais dos minérios, construção dos fornos, entre outros que contribuíam com a economia brasileira. 

Já outras fontes, como Porto e Kruger (2013), apontam que, Dom Pedro II, pensando no desenvolvimento econômico do Brasil Império, introduziu as tecnologias a favor da  industrialização, assim em 1837, no Colégio Pedro II, a química passou a compor o currículo científico, porém, como disciplina avulsa, e somente a partir de 1887 que os conhecimentos das Ciências da Natureza começaram a ser exigidas para o acesso nos cursos superiores, principalmente no de medicina mas apenas em 1931, com a reforma educacional Francisco Campos, que a química passou a compor os currículos do ensino regular, denominada de disciplina acadêmica, na qual o objetivo principal era formar o estudante com conhecimentos específicos, despertando assim o interesse pela ciência, bem como, estabelecendo relações entre ciência e o cotidiano.

Já no Ensino Médio atual, o estudo da química deve contribuir na formação do estudante não só na aquisição de conteúdos científicos curriculares, mas deve oportunizar um desenvolvimento humano que prepare para a ética, para o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e flexível que relacione a teoria com o cotidiano, fortalecendo o estudante para a construção do seu projeto de vida. Porém, segundo historiadores, a química no ensino médio oscila entre seu objetivo, sendo este para as questões cotidianas ou para pressupostos científicos (PARANÁ, s.d.).

Um artigo, publicado por Venquiaruto, Dallago, Vanzeto e Del Pino (2011) intitulado “Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão”, fala sobre a fabricação de pães caseiros e os conhecimentos das pequenas produtoras do Rio Grande do Sul, neste artigo as produtoras comentam detalhadamente sobre todo o processo da fabricação destes pães. A química muitas vezes se esconde no cotidiano de cada um, por exemplo na fala de uma destas das produtoras: “no verão, o pão cresce bem mais rápido, no inverno, às vezes, demora quase um dia... Quando é muito frio, se coloca o pão para crescer perto do fogo, dentro de casa onde não tem corrente de ar frio... (VENQUIARUTO, DALLAGO, VANZETO e DEL PINO, 2011, p. 136)”. Aqui há um conhecimento, um conhecimento empírico, da experiência, que diz respeito ao processo, a reação envolvida no preparo da massa e a temperatura que influencia na velocidade da reação. Nesse sentido, e o trabalho dos professores de química na sala de aula não é apenas dizer que a velocidade da reação pode variar de acordo com a temperatura, mas contribuir para que os educandos consigam ver esta conexão entre o conhecimento epistemológico, o das escolas, e o cotidiano, de acordo com a realidade social de cada um.

Da mesma forma temos nossas avós que fazem sabão caseiro e sabem o processo, pois receberam essa herança do saber, passada de geração em geração. São muitos conceitos envolvidos, como pH das substâncias, ácidos e bases, tipos de ligações químicas e estequiometria, até questões de cunho ambiental, como quais materiais são menos ofensivos ao meio ambiente e todos podem ser abordados neste contexto social do processo de fabricação do sabão e também do seu descarte, pois é algo que se integra ao nosso dia a dia e aos conteúdos de sala de aula, como exemplificado por Ribeiro, Maia e Wartha (2010).

Na realidade, Saviani (2015) defende que o ensino deva partir da prática social dos estudantes, compreendida como um entendimento sincrético da realidade, mas que deve ser selecionado pelo professor pelo seu potencial de caminhar para uma compreensão sintética dos problemas sociais, superando a aparência e chegando à essência por meio da mediação dos conhecimentos científicos. Assim, os conhecimentos científicos e clássicos seriam centrais, mas intrinsecamente dependentes do seu potencial para formar cidadãos mais críticos. E para você, como foi a química no ensino médio? Foi algo que acrescentou para sua vivência do cotidiano?

 

Referências Bibliográficas:

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED). Referencial Curricular para o Novo Ensino Médio Paranaense: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (versão preliminar 2). Curitiba: SEED, s.d.


CHASSOT, A. I. Uma história da educação química brasileira: sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores. Epistéme, v.1, n.2, p. 129-145, 1996.


PORTO, E. A. B.; KRUGER, V. Breve Histórico do Ensino de Química no Brasil. In: Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química, 2013, Rio Grande do Sul  Rio Grande, 2013, v. 1, n. 33, 2013.


RIBEIRO, E. M. F.; MAIA, J. O.; WARTHA, E. J.  As Questões Ambientais e a Química dos Sabões e Detergentes. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, AGOSTO, p. 169-175, 2010.


SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia históricocultural. Germinal: Marxismo e educação em Debate, v. 7, n.1, p. 26-43, 2015.


VENQUIARUTO, L. D.; DALLAGO, R. M.; VANZETO, J.; DEL PINO, J. C. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, AGOSTO, p. 135-141, 2011.


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