Pipoca, engorda ou faz bem a saúde?

 E ai pessoal, tudo bem?
Como estão aproveitando esta maravilhosa estação do ano, o Outono? Estão dormindo bastante? Assistindo muito filme?

Acho que esta estação é excelente para curtir um filminho e uma pipoquinha? Não acham? Não sei como funciona pra vocês mas pra mim, sem pipoca, sem filme!

O cheirinho da pipoca é irresistível, e o sabor então nem se fala!
Mas como a pipoca estoura? O que acontece para que isso aconteça?



A pipoca é uma das modificações do milho, cultivado com espigas menores que as do milho tradicional. Tendo em sua composição: amido, água. O milho da pipoca por sua vez contém cerca de 14,5% menos água no seu interior do que o milho verde , e uma casca mais rígida do que dos milhos que usamos para comer.

Quando colocamos a pipoca na panela, aumentamos a pressão em seu interior, e assim faz com que a água no interior do grão se aqueça e esta por sua vez vira vapor por ser mais quente, menos denso e mais volumoso. O amido presente, por sua vez se funde a umidade, formando uma cadeia de bolhas gelatinosas.
A película do grão (chamado de pericarpo) por ser bem rígida não apresenta nenhuma rachadura em sua superfície, com isso o vapor produzido pela água que esta presente no interior do grão, vai produzindo uma grande pressão na parede no grão, quando a pressão limite é atingida o pericarpo se rompe , o amido presente no interior do grão sai para fora com uma textura macia , e deliciosa.


Mas afinal a pipoca engorda? Faz bem a saúde?         
  Pipocas de micro-ondas engordam mais, pois possuem bastante gordura e sal. Cuidado com o exagero de sal na pipoca, ele pode causar males á saúde. O excesso de sal aumenta a pressão arterial.
A pipoca de panela é mais saudável por possuir menos gordura. Uma xícara de pipoca de panela contém 31 calorias, sendo que somente 3 são gorduras. O ideal é fazer pipoca no micro-ondas sem que estas  sejam industrializadas. Estudos comprovam que este maravilhoso grãozinho faz muito bem a saúde. A pipoca é rica em antioxidantes que são essenciais para a proteção das células, é rica em ômega 3, também  conhecido como ácido graxo essencial para uma boa saúde, ômega 4, potássio, mineral responsável pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, pela contração muscular, pelo funcionamento cardíaco e participa da transmissão dos impulsos nervosos. Possuem também fibras que promovem um adequado funcionamento intestinal, aumentam o período de saciedade e auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue, o magnésio  um dos principais fatores de ativação de receptores de insulina, o hormônio que converte açúcar em energia e o coloca dentro da célula,  e o  fósforo que é essencial para os ossos.


Comentários

Postagens mais visitadas