Qual o segredo das cores dos fogos de artifício?




Existem diferentes tipos de fogos de artifício: bombinhas, morteiros, rojões, e este último normalmente estoura no céu, enchendo nossos olhos com tanta beleza! Todo esse brilho e glamour têm uma explicação, e é na química que a encontramos.
 Os fogos de artifício são feitos de cápsulas de pólvora que por meio de um pavio entram em contato com o fogo e explodem; inicialmente o uso desse material era para fins bélicos. Criada na China a pólvora foi muito utilizada em mísseis, já utilizada como forma de entretenimento, somente no século XIX algumas misturas com diferentes substâncias deram aos fogos de artifício cores. 

Mas qual a relação entre essas substâncias e as cores?

Quando colocamos fogo no pavio dos rojões e uma fagulha chega até a pólvora ocorre à liberação de calor com a queima da mesma, a temperatura aumenta e os átomos dos elementos químicos presentes nestas substâncias em meio a pólvora ganham energia; essa energia extra deve ser expelida e isso se dá em forma de luz. As cores por nós vistas são diferentes comprimentos de onda, cada um deles característico de cada substância, sendo assim cada substância emite uma cor diferente, característica do elemento químico nela presente. Veja alguns elementos e a cor que eles emitem em contato com o calor na tabela abaixo:


Sódio (Na)
Potássio (K)
Lítio (Li)
Bário (Ba)
Magnésio (Mg)
Chumbo (Pb)

       




          É por causa da química que temos belíssimos shows de cores nos céus em nossas festividades! Se quiser ver mais assista o vídeo no link abaixo; nele são mostradas as chamas que provém desses diferentes elementos químicos.


        Quer saber mais? Fique ligado em nosso blog, estaremos atualizando semanalmente, dê sugestões, sobre o que você gostaria de saber!

Comentários

  1. Poderiam voltar a postar informações como essa e as outras postagens desse período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário. Buscaremos criar um cronograma de postagens esse ano e, se você quiser sugerir um assunto para o nosso próximo post ficaremos muito felizes em fazê-lo como forma de agradecimento.

      Excluir
  2. Orgulho de fazer parte desse projeto!
    Um feliz 2017 para todos nós! ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas