INFORME Nº 01/2016


EM DEFESA DA CONTINUIDADE DO PIBID E DO PIBID DIVERSIDADE

Todos os coordenadores receberam o Ofício Circular nº 018/2015DEB/CAPES que trata de corte de pelo menos 50% das bolsas do PIBID e do PIBID DIVERSIDADE. Na prática, as IES já estão impedidas de fazer a inserção de novos bolsistas, o que esta criando problemas para a gestão dos projetos institucionais. Essas medidas representam um desrespeito à Portaria 096/2013 da própria CAPES, bem como aos Termos de Cooperação Técnica assinados com as IES.

O documento fragiliza o PIBID e o PIBID DIVERSIDADE, ao contrário de aperfeiçoálos. Por um lado, o aponta para um desmonte dos Programas, enfraquecendoos aos poucos, e, por outro não deixa claro qual é a posição da CAPES. De fato, não há coerência entre o que se diz e se faz, não há transparência na gestão atual da Diretoria de Educação Básica da CAPES, nem diálogo com os Coordenadores Institucionais, não apresentam alternativas, não respondem aos ofícios e telefonemas.

Por isso, o FORPIBID precisa continuar atuando em duas frentes: na mobilização política institucional, c om interlocução com a CAPES, MEC e outros órgãos, assim como o diálogo com parlamentares, instituições, entidades, escolas. Também, na m obilização política de base, com o envolvimento do conjunto dos bolsistas, tanto internamente às IES quanto na articulação nos estados e em todo país. Assim, reforçamos a importância das ações já propostas e sugerimos novas estratégias a serem utilizadas. São elas:

1. Realização de reuniões internas às IES, com todos os envolvidos no Programa, para pedir aos reitores e próreitores que se manifestem frente aos cortes que deverão afetar a instituição;

2. Criação de Comissão Interna para construir uma agenda institucional de atividades e contribuir com a realização de atos públicos no DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DO PIBID e PIBID DIVERSIDADE 23 de fevereiro de 2016;

3. Produção de Boletins visando circular informações sobre a mobilização e articular ações internas e entre as IES;

4. Divulgação da CARTA EM DEFESA DO PIBID, visando coletar assinaturas a serem apresentadas ao Ministro da Educação;

5. Encaminhamento de pedido de apoio do FORPIBID às escolas parceiras das IES e em seguida recolher Carta das Escolas a serem enviadas ao MEC, com copia para os secretários de Educação;

6. Encaminhamento de pedido de apoio do FORPIBID aos Fóruns Estaduais de Formação Inicial e Continuada de Professores (esses fóruns congregam o poder público e as IES de cada local);

7. Pedido de apoio às entidades científicas, sindicatos e organizações ligadas à educação (CONSED, UNDIME, CNE, etc.);

8. Produção de fatos políticos para atrair a atenção da mídia (contato com canais de TV, estações de rádio e jornais para evidenciar a fragilização do Programa, publicação de artigos em jornal);

9. Intensificação das atividades nas redes sociais;

10. Articulação com a base parlamentar federal e estadual, bem como articulação com membros do CTCEB da CAPES;

11. Audiências do FORPIBID com a CAPES, MEC, Comissão de Educação do PT, Comissão de Educação do Senado, Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O FORPIBID tem feito um trabalho baseado em uma ação política coordenada, com participação e diálogo. Unificamos esforços no sentido de defender o PIBID e o PIBID DIVERSIDADE por entendermos o caráter estruturante e papel estratégico desses Programas, que conquistaram o patamar de uma política de Estado, sendo fundamentais para repensar a escola pública brasileira. Que as convicções que nos movem, construídas a partir de experiências concretas, continuem nos mantendo unidos e com esperança do verbo esperançar, pois, como nos disse Paulo Freire: 

“Esperançar é se levantar, 
esperançar é ir atrás, 
esperançar é construir, 
esperançar é não desistir! 
Esperançar é levar adiante,
esperançar é juntarse
com outros para fazer de outro modo…”


Vamos seguir firmes na luta!
DIRETÓRIO NACIONAL DO FORPIBID


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