Convite: Oficinas Temáticas


O Projeto de Extensão “Laboratório de Oficinas Temáticas de Química para o Ensino Básico” irá apresentar durante o ano de 2016 às oficinas: Combustíveis: A química em movimento e Oficina dos Refrigerantes. As oficinas serão ofertadas a partir do dia 24 de maio de 2017, as quartas e sextas-feiras no período da tarde, entre às 14h00 e 17h00.
As oficinas são destinadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio, sendo uma atividade gratuita, que recebe alunos de escolas da rede estadual e particular de ensino de Maringá e região. As poucas exigências são os alunos estarem matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, estar acompanhados por um professor responsável e trazer o ofício da escola (ou enviar por e-mail) informando o nome do professor, a quantidade de alunos e a série pertencente e fazer previamente o agendamento por meio de telefone ou e-mail com o professor Marcelo Pimentel da Silveira ou por bolsistas do PIBID Química:

As oficinas serão ofertadas para o número máximo de 20 (vinte) alunos no Departamento de Química UEM, Bloco E78, Sala 01 (Laboratório de Ensino), localizado na Avenida Colombo, 5790 – Zona 07, Maringá - PR.















Bloco E78

Mas, sobre o quê essas oficinas tratam?

     A oficina Combustíveis: a química em movimento busca por meio de questionamentos e experimento, apresentar aos alunos as vantagens e as desvantagens de dois tipos comuns de combustíveis utilizados em automóveis. A partir disso os alunos são convidados a reflexão, e por meio do que é apresentado durante a oficina, ter a capacidade de desenvolver critérios de forma mais consciente a cerca de suas escolhas sobre a temática. Durante a oficina são tratados de conceitos como: calor específico, poder calorífico, combustão e reações químicas.


            A Oficina dos Refrigerantes busca por meio de questionamentos e experimentos, desmistificar diversos Mitos & Verdades sobre os Refrigerantes. Após todas as etapas da oficina, os alunos são convidados a refletir principalmente sobre o termo “conter química” usado normalmente, no sentido de a química ser considerada algo ruim. Durante a oficina são tradados de conceitos como o ácido.


           Para maiores informações, entre em contato e agende um horário!

Comentários

Postagens mais visitadas