A Boy And His Atom: The World's Smallest Movie


Já ouviu falar do menor filme do mundo? Não!? Então você deve assistir o filme Um garoto e seu átomo (anexo à publicação), que foi produzido pela IBM e detém esse recorde conferido pela Guiness World Records. O que há de interessante nesse vídeo produzido utilizando a técnica stop-motion não são os seus 1 minuto e 33 segundos de duração e nem os 16,3 MB de espaço que ocupará no seu disco rígido caso resolva manter uma cópia desse pequeno exemplo de como a ciência e a arte têm muito a contribuir uma com a outra, o mais interessante é que ele é feito com átomos! Esse é o momento que alguma pessoa muito sagaz diz: sério que um filme chamado um garoto e seu átomo é feito com átomos!? Além do mais, tudo é composto por átomos, o que há de interessante nisso? O que há de interessante é que as dimensões desse filme são 45 x 25... nanômetros*!
Para produzir as imagens, moléculas de monóxido de carbono (CO) foram movidas individualmente sobre uma placa de cobre (Cu) utilizando um equipamento bastante sofisticado, o Microscópio de Corrente de Tunelamento, e então as imagens foram capturadas e exibidas em sequência para produzir o efeito de stop-motion. Não trata-se de mover átomos como fazemos ao nos mover ou respirar, mas sim a movimentá-los individualmente para produzir uma imagem completamente original em nível atômico. Algumas vezes as imagens criadas não são tão originais assim, mas, talvez, mais divertidas, a equipe da IBM também criou imagens baseadas em Star Trek, entre as imagens estão: o logo da série, uma representação da USS Enterprise e o gesto de "vida longa e próspera" do povo Vulcano.
Agora que ficou interessante, uma questão vem à mente: finalmente rompemos a barreira dos átomos e podemos vê-los? Não, isso ainda não ocorreu, o que conseguimos ver é uma resposta do equipamento para a presença do átomo, não podemos ver o átomo propriamente dito. Mas, não desanime, as coisas interessantes a respeito desse vídeo ainda não acabaram, pois ao iniciar o filme há um agrupado representando 12 átomos de onde se desprende o átomo do menino! Novamente, alguma pessoa perspicaz questionará: o que há de interessante em 12 átomos? O interessante é que usando 12 átomos as pessoas na IBM conseguiram armazenar 1 bit de dados! Quando o vídeo foi produzido, em 2013, para armazenar 1 bit de dados eram necessários 1.000.000 de átomos, então, é interessante refletir, quando pensamos em computadores que eram utilizados há alguns anos atrás, pelas gerações anteriores às nossas, os computadores eram enormes e com pouquíssima capacidade de armazenamento e processamento quando comparados aos que utilizamos para estudar, trabalhar e nos divertir, então, como serão os computadores no futuro? Provavelmente, muito menores e mais potentes do que os que estamos utilizando hoje.
*1 nanômetro = 0,000 000 001 metro
---
Mais informações a respeito do vídeo:
Site da IBM com informações variadas e materiais adicionais:
-http://www.research.ibm.com/articles/madewithatoms.shtml
(inglês)
Notícia do site da IBM Brasil:
-https://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/41024.wss
(português)
Notícia da Guiness World Records:
-http://www.guinnessworldrecords.com/…/ibm-goes-atomic-for-…/
(inglês)
Artigo na Wikipedia a respeito do vídeo:
-https://en.wikipedia.org/wiki/A_Boy_and_His_Atom
(inglês)


Comentários

Postagens mais visitadas