#TBChemistry - Dmitri Mendeleiev e a Tabela Periódica

 

    

Quem foi Dmitri Mendeleiev?

Escrito por: Vitor Peres

Dmitri Ivanovich Mendeleiev nasceu em 8 de fevereiro de 1834 na cidade de Tobolsk, no oeste da Sibéria, era o caçula de 14 ou 17 filhos (ninguém parece saber ao certo). Em 1787, seu avô inaugurou em sua cidade a primeira máquina impressora e lançou o primeiro jornal na cidade. O pai de Mendeleiev era o diretor da escola local que ficou cego no ano de seu nascimento. A família da mãe de Dmitri instalou a primeira fábrica de vidro da Sibéria, que, portanto, ela reabriu a mesma fábrica de vidros que estava abandonada, após a cegueira do marido que teve que abandonar seu emprego.

Na escola, Dmitri era um péssimo aluno, pois, naquela época a instrução consistia no domínio de línguas inativas. O ensino do grego e do latim antigos planejava fornecer uma compreensão dos princípios clássicos em que a civilização se fundara, sendo assim, Mendeleiev não gostava do que estudava e consequentemente desenvolveu uma repugnância perante a alta cultura. Felizmente um decembrista exilado chamado Bessagrin que se casara com uma de suas irmãs mais velhas acabou provendo um certo ensino privado para ele, onde ele instigou Mendeleiev um profundo interesse pela ciência. Segundo o livro “O SONHO DE MENDELEIEV: A verdadeira história da químicade Paul Stratherm, os decembristas eram os remanescentes da malograda Revolução de Dezembro de 1825, que fora preparada por um grupo de oficiais do exército intelectuais.

 Aos treze anos a família de Dmitri foi atingida por uma série de catástrofes onde seu pai acabou falecendo e no ano seguinte a fabrica de sua mãe foi destruída por um incêndio. Por conta destes eventos a mãe de Dmitri resolveu se mudar com ele para Moscou, onde o filho não conseguiu se ingressar na faculdade por conta principalmente da burocracia. Eles seguiram para São Petersburgo, onde Mendeleiev aprendeu Russo e conseguiu ingressar em um instituto de pedagogia para estudar matemática e ciência natural, após cerca de 10 semanas dele ingressar no instituto a mãe dele viria a falecer. Em 1855, ele se formou como um professor secundário no instituto, e em 1857, gradou-se em química. Já em 1859 ele ganhou uma bolsa do governo russo para estudar na França com Henri Reynault, um químico experimental, e em 1860, se muda para a Alemanha para a Universidade de Heidelberg, onde ele monta seu próprio laboratório. Vale destacar que Dmitri nesse período estava em busca do conhecimento, e, portanto, nessa busca ele se deparou tendo aulas como o professor Robert Bunsen, que hoje é conhecido pela autoria do bico de Bunsen, e com Gustav Kirchhof, que hoje é um grande nome no estudo da espectroscopia e na emissão de radiação dos corpos negros.

Durante a década de 1860, Mendeleiev realizou diversos experimentos e estudos sobre substancias que o levaram a primeira ideia de um índice, no qual se “chamava Tabela dos Elementos”. Naquela época havia o conhecimento de cerca de 63 elementos químicos que apresentava diversas propriedades físicas diferentes, alguns eram leves, pesados, alguns eram líquidos em condições normais, outros eram sólidos e outros gases. Também segundo o livro de Paul Strathern, foi escrito por Mendeleiev em um de seus diários as seguintes palavras: “Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente numa folha de papel”, portanto, nota-se que em um de seus sonhos ele percebera que quando os elementos eram listados na ordem de seus pesos atômicos, suas propriedades se repetiam numa série de intervalos periódicos. Ele chamou essa ideia de Tabela Periódica do Elementos que viria a se torna a Tabela Periódica dos dias de hoje. A grande sacada de Mendeleiev, foi observar um “padrão” apresentado nessa tabela, e além disso, entender que existiam elementos que ainda não haviam sido descobertos naquela época, e consequentemente esse “padrão” o permitiria prever diversas características que estas substâncias iriam apresentar, seja, a massa atômica, o estado físico do mesmo á temperatura ambiente, se era um bom condutor, o ponto de fusão, quanto pesaria 1cm3 do elemento e diversas outras características. Sendo assim, a partir, dessa analise Mendeleiev previu diversas substancias que viriam a ser descobertas nas décadas seguintes como o Gálio, Escândio, Germânio, Rênio e outros elementos que não haviam sido descobertos na época.

Dmitri morreu em 1907 sem ganhar um Prêmio Nobel, mas acabou recebendo uma honraria muito mais exclusiva que seria seu nome no elemento 101 chamado de Mendelévio em 1963, sendo que, existe mais de 800 ganhadores do Prêmio Nobel, mas apenas 15 cientistas possuem um elemento com o próprio nome.

 

Referências Bibliográficas:

Stratherm, P.; O sonho de Mendeleiev: A verdadeira história da Química. Zahar: Rio de Janeiro. 194 p. 2002.

 

História da Química – Segunda Parte: De Lavosier ao sistema periódico / Juergen Heinrich Maar – Florianópolis: Editora Papa-Livro, 2011

 

https://ed.ted.com/lessons/the-genius-of-mendeleev-s-periodic-table-lou-serico

Comentários

Postagens mais visitadas