#QuiCurioso - Por que o gás hélio afina a voz?

 


Por que o gás hélio afina a voz?

Escrito por: Amanda de Cássia Dias

Alguma vez você já viu uma pessoa pegar uma bexiga cheia de gás hélio e inalar esse gás? Se sim, você provavelmente deve ter reparado que a voz dela ficou bastante engraçada e mais fina que o natural.

Primeiro vamos entender como nossa voz é produzida. Guilherme (2020, p. 61) explica que:“O som tem início na vibração das pregas vocais e é modulado pelo trato vocal, que se inicia na abertura entre as cordas vocais e termina nos lábios, e pelo trato nasal, que começa na úvula e termina nas narinas. Ambos os tratos agem como um filtro ressonante, em que os sons que por eles se propagam têm algumas frequências realçadas, o que acaba por moldar seu espectro final.  As frequências de ressonância do trato vocal são denominadas formantes e dependem principalmente da dimensão e da forma do trato vocal, podendo ser alteradas pelos movimentos da boca e da língua. Isso é o que, basicamente, faz com que nossa fala seja possível, dada a grande variedade de sons que conseguimos produzir.”  (GUILHERME, 2020, p.61)

Já o tom depende das cordas vocais e sua frequência não depende do gás que as envolve. Porém, o timbre deriva das frequências de ressonância das cavidades cheias de gás no aparelho fonador. O tamanho das cavidades determina os comprimentos de onda dos sons ressonantes, as frequências desses modos ressonantes dependem então da rapidez de propagação do som no gás que preenche a cavidade. Isto é, quando o hélio é inalado, ele preenche os nossos pulmões, e quando ele passa pelas nossas pregas vocais por ser menos denso que o ar, o som produzido se propaga em uma velocidade maior, com isso a voz entra em ressonância com frequências maiores do que antes, o que resulta na emissão de um som mais agudo. (MITRE; MARAGNON, 2017)

As frequências emitidas pelas pregas vocais não mudam, o que sofrem mudanças são as frequências realçadas pela ressonância. Do mesmo modo, quando inalamos gases mais densos que o ar, temos como resultado uma voz mais grave. Mas atenção, é sempre muito importante lembrar que o hélio é um gás inerte que não reage com outras substâncias presentes em nosso corpo. Assim, se uma pessoa inalar pequenas quantidades por vez de hélio diretamente de uma bexiga, não ocorrerá nada de mal.

Porém, existem alguns riscos se a pessoa possuir problemas respiratórios ou se inalar uma grande quantidade desse gás. Quando o hélio é inalado, ele substitui o oxigênio de nosso pulmão, de modo que, se a pessoa inalar uma quantidade muito grande ou fazer isso várias e várias vezes seguidas, pode faltar oxigênio no pulmão, causando um sufocamento, então é sempre bom tomar muito cuidado com as brincadeiras quando o assunto é inalar o nosso tão conhecido, gás hélio.

Para saber mais sobre o conteúdo acesse:

 - Vídeo: Como o Gás Hélio Muda a Sua Voz? | CCQ 30 (Canal: Vini Marangon)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gxo3kvCWlEw

- Artigo: “Por que nossa voz muda ao inalarmos Hélio?”

Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol18-Num1/FnE-18-1-200205.pdf

 

Referência Bibliográficas:

FOGAÇA, J. R. V. Por que o gás hélio afina a voz? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/por-que-gas-helio-afina-voz.htm. Acesso em 8 de abril de 2021.

FRANCO, C. Por que ingerir gás hélio deixa a voz fina? Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-ingerir-gas-helio-deixa-a-voz-fina/.

GUILHERME, A. P. Por que nossa voz muda ao inalarmos Hélio?. A Física na Escola, v. 18, n. 1, 2020. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol18-Num1/FnE-18-1-200205.pdf. Acesso em 12 de abril de 2021.

MITRE, L.; MARANGON, V. Como o gás Hélio muda a sua voz? Canal Cura Quântica - Youtube. 2017. Disponível em https://www.youtube.com//watch?v=gxo3kvCWlEw>. Acesso em 13 de abril de 2021

Comentários

Postagens mais visitadas