#QuiCurioso - Por que choramos ao cortar cebola?

 

Por que choramos ao cortar cebola?

    Escrito por: Cynthia Yuri Yamada Henrich

      Não importa se você se considera a pessoa mais durona do mundo, quando o assunto é cortar cebola, quem nunca chorou ou ao menos sentiu um incômodo nos olhos? Já parou para pensar por que isso acontece?

      É fato que o que nos faz chorar é uma irritação nos nossos olhos, causada quando cortamos a cebola. Isso se deve à uma substância chamada de sulfóxido de tiopropanal que é um gás volátil representado pela figura 1.

Figura 1. Sulfóxido de tiopropanal


Fonte: Burnham, 2007.

      Mas o que chama atenção é que essa substância não está presente na cebola e sim, é liberada apenas quando a cortamos (FOGAÇA, s.d.). O ato de cortar, amassar ou triturar o alho ou a cebola resultam na destruição de milhões de células que liberam seu conteúdo. Um detalhe curioso é que tanto a cebola quanto o alho possuem a mesma enzima, mas apenas a cebola nos faz chorar (SILVA, 2011). Isso acontece pois no momento de corte, estão presentes o sulfóxido do aminoácido cisteína e enzimas chamadas alinases, responsáveis por acelerar as reações complexas provocando a transformação do sulfóxido em ácido propenilsulfênico. Aquele aroma do refogado vem a seguir, com a 'transformação espontânea' do ácido propenilsulfênico em tiossulfinato, este sim o responsável pelo cheiro característico da cebola. Mas quem faz a gente chorar é outro composto. O ácido propenilsulfênico, no caso da cebola, se transforma espontaneamente em sulfóxido de tiopropanal, que é o gás da lágrima (CHEMELLO, 2005, p.5).

      Assim sendo, concluímos que apenas a cebola contém a enzima que produz o composto lacrimejante. No alho, que não possui essa enzima, todo o ácido propenilsulfênico produzido pela alinase é transformado em tiossulfinato, o composto aromático (SILVA, 2011). Isso pode ser demonstrado na figura 2.

Figura 2. Transformação do ácido propenilsulfênico em sulfóxido de tiopropanal e tiossulfinato.

Fonte: Chemello, 2005, p.6.

      O gás sulfóxido de tiopropanal, produzido pela cebola, ao entrar em contato com a umidade dos nossos olhos produz três substâncias, propanal, sulfeto de hidrogênio e ácido sulfúrico que geram o ardor característico. Nossos olhos na tentativa de se livrar ou diminuir a presença desta substância passa a liberar mais líquido, o que acaba piorando a situação, tendo mais água para reagir com o sulfóxido de tiopropanal e gerar ainda mais ácido.

      Agora que os cientistas compreenderam o caminho para a produção de sulfóxido de tiopropanal, há uma pesquisa que está se concentrando na produção de cebolas geneticamente modificadas que não contêm a enzima sintase do fator lacrimogêneo e, portanto, levarão a um corte sem lacrimejamento (BURNHAM, 2007). Essa cebola geneticamente modificada seria tão perfumada quanto as outras porque a alinase e a produção de tiossulfinato permaneceriam intocadas (CHEMELLO, 2005, p.7)

      Porém, enquanto a engenharia genética não abraça essa causa, seguem algumas dicas para não derramar lágrimas na hora de cortar esse legume:

·         Cortar a cebola em água corrente, tende a reagir com essa água e não com a dos seus olhos.

·         Utilizar óculos de proteção.

·     Deixar a cebola por umas horas na geladeira antes de cortá-la, vai diminuir a velocidade de formação dos compostos sulfurosos (MARINHO, s.d.).


Para saber mais sobre o conteúdo acesse:

-Vídeo: Por que cortar cebola nos faz chorar? (Canal: Sala da Química com prof. Diego Fares)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ezLWuwvlt-s&ab_channel=SaladaQu%C3%ADmicacomprof.DiegoFares

 

Referências Bibliográficas:

BURNHAM, Paul M. PROPANETHIAL S-OXIDE: The lachrymatory factor in onions. set 2007. Disponível em: http://www.chm.bris.ac.uk/motm/pso/psoh.htm . Acesso em: 25 maio 2021.

CHEMELLO, Emiliano. As Cebolas. Química na cozinha, ano 6, v. 1, n. 2, p. 4-7, 2005. Disponível em: http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2005jun_qnc_cebola.pdf  Acesso em: 18 maio 2021.

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Por que choramos ao cortar cebola?, 2021. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/por-que-cortar-cebola-nos-faz-chorar.htm . Acesso em: 24 maio 2021.

MARINHO, Germano Luis. AS CEBOLAS NOS FAZEM CHORAR?. [s.d].Ciência para todos, Departamento de Química e Diretoria de Divulgação Científica da UFMG, p. 57. Disponível em: https://www.ufmg.br/ciencianoar/wp-content/uploads/2016/04/CPT-ET02_57-ascebolasnosfazemchorar.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

SILVA, Joab Trajano. NÃO CHORE MAIS POR MIM. 16 set. 2011. Disponível em: http://chc.org.br/coluna/nao-chore-mais-por-mim/ . Acesso em: 24 maio 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas