A importância do PIBID na formação de professores: Roda de conversa com Ex-Pibidianos
A importância do PIBID na formação de professores:
Roda de conversa com Ex-Pibidianos
Introdução:
No dia 09 de novembro de 2021, às 19 horas, tivemos o nosso primeiro
episódio do PibidCast, promovida pelo PIBID Química/UEM. Transmitido
pela plataforma Youtube, a roda de conversa contou com a participação de
ex-pibidianos de três áreas diferentes de ensino, que compartilharam suas histórias
e experiências.
Os nossos convidados foram o Professor André Ferreira Amâncio,
licenciado em matemática, o Professor Jhonny Araujo de Aguiar, licenciado em
química e a graduanda de filosofia, Vanise Cristina Ribeiro Zoto.
Apresentaremos a seguir uma breve descrição das questões desse episódio.
A Roda de Conversa:
1) De onde surgiu o interesse em
participar do PIBID?
O professor André começou nos falando que o interesse em participar do
programa surgiu como uma oportunidade de ter a experiência prática da formação
acadêmica. Após o professor Jhonny compartilhou que se interessou por causa de
convites de amigos e de um professor, ele ingressou no projeto para entender qual
era seu papel como professor e também por conta do auxílio financeiro da bolsa
que o ajudou muito na graduação. Por fim, a discente Vanise, completou as falas
ressaltando que o interesse pelo PIBID surgiu a partir da necessidade de
decidir se estava ou não no caminho correto, se era realmente a docência que
ela queria para a vida. A seguir destacamos alguns excertos de suas falas:
“Oportunidade ímpar para ter a minha primeira experiência em sala de
aula” - André Ferreira Amâncio.
“Busquei algo para que eu pudesse entender minha graduação, qual era meu
papel como estudante de química, enquanto futuro professor de química” - Jhonny
Araujo de Aguiar.
“O PIBID nos enriquece, nos faz amadurecer, a gente passa a conhecer
essa ponte que é a universidade e a comunidade escolar” - Vanise Cristina
Ribeiro Zoto.
2) Como foi a
experiência em participar do projeto? Como o PIBID contribuiu para sua atuação
profissional atualmente?
Nossos convidados partilharam suas experiências
sobre como foi a experiência dentro da sala de aula, enquanto alunos da
graduação, e como essa vivência mudou a forma como os convidados enxergam a
atividade docente. O Professor André afirma que foi possível desenvolver a
habilidade de se comunicar com os estudantes, no sentido de compreender o
raciocínio dos alunos ali presentes dos temas mais fundamentais até os mais
complexos. Ou seja, a forma de explicar, dialogar com o aluno e ser
compreendido. Seguindo a ordem, o Professor Jhonny, relatou que foi uma possibilidade
de aplicar os conhecimentos vistos pelo projeto na sala de aula, sendo que
a maior qualificação é transformação na vida dos jovens, mediando conhecimento
para a vida cotidiana deles. Ao final, a graduanda Vanise, comenta sobre a
forma dinâmica que poderia ministrar suas aulas, podendo variar o assunto,
assim como os pensamentos dos estudantes das escolas, sendo momentos únicos.
Enfatizando que mesmo podendo ser os mesmos conteúdos, jamais aplicaria da
mesma forma, com as personalidades de cada turma, desenvolvendo
metodologias/abordagens novas. A seguir, alguns excertos das
respostas:
“O PIBID foi essencial para o início da minha carreira como professor”-
André Ferreira Amâncio.
“Desde que eu entrei no PIBID, eu entendi que queria dar aula, que
queria ir para sala de aula, assumir a minha turma, queria ser responsável pela
vida daqueles jovens” - Jhonny Araujo de Aguiar.
"Um dos maiores ensinamentos que eu tive no projeto é ensinar de
forma dinâmica na sala de aula” - Vanise Cristina Ribeiro Zoto.
3) Como
vocês veem o investimento em ciência e tecnologia no Brasil. E como a bolsa do
PIBID ajudou vocês financeiramente para sua formação e sobrevivência?
Os ex-pibidianos relataram o quão necessário foi a bolsa para se
manterem financeiramente nos cursos de graduação, e que a bolsa era um
incentivo financeiro para arcar com suas necessidades básicas como moradia,
água, luz, transporte e materiais para estudo. A bolsa também possibilitou
maior dedicação dos convidados à graduação, para que pudessem concluir a
graduação. Os ex-pibidianos relataram que desde 2009 a bolsa não sofre
reajuste, e que os eventuais atrasos das bolsas são muito prejudiciais a esse
tipo de projeto, e lembraram da necessidade de lutar pela manutenção desses
programas que trazem benefícios ao país. Seguem alguns excertos das respostas:
“Foi a bolsa que me possibilitou terminar minha graduação...e me fez ser
o profissional que sou hoje”. André Ferreira Amâncio.
“A bolsa é um direito, a bolsa não é um privilégio” - Jhonny Araujo de
Aguiar.
“Grande parte dos Estagiários que estão nas escolas são pibidianos ou
residentes pedagógico, somos nós que movimentamos grande parte da educação que
a academia que a universidade e comunidade escolar ” - Vanise Cristina
Ribeiro Zoto.
4) No atual contexto de cortes de investimentos em ciência e o não pagamento das bolsas do PIBID e do Residência Pedagógica. Qual sua opinião sobre o impacto dessas ações do projeto, na formação de professores?
Os convidados enxergam que o impacto maior do PIBID não é momentâneo,
mas sim a longo prazo, tendo em vista que o programa tem o poder de impactar
toda a carreira de um docente. Assim, a falta de investimento na formação
inicial, resultará em docentes despreparados para os desafios futuros. Em
relação aos atrasos das bolsas, além de causar desmotivação generalizada no
programa, no curso e na futura profissão, esses cortes geram problemas graves
na visão macroscópica da educação no contexto geral. Confira os excertos das
falas:
“Quando a gente investe em educação, os resultados do investimento de
hoje vão ser vistos futuramente”. - André Ferreira
Amâncio.
“Os estudantes ficam desmotivados e isso afeta diretamente na saúde
mental dos estudantes''. - Jhonny Araujo de Aguiar.
“Vai impactar tudo de uma forma macroscópica, a educação como um todo“.-Vanise
Cristina Ribeiro Zoto
Conclusão
A roda de conversa é finalizada com a discussão sobre a importância do
professor para a sociedade, bem como a relevância do PIBID nesse processo. Em
seguida, o professor coordenador do PIBID/Química, o Prof. Dr. Jaime da Costa
Cedran discute sobre a importância da bolsa para os pibidianos, e finaliza a
roda de conversa com a frase de Paulo Freire:
"É preciso ter
esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem
espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é
construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é
juntar-se com outros para fazer de outro modo…".
Para
assistir na íntegra acesse: https://youtu.be/wcwf6hbmEz4
Comentários
Postar um comentário