XIII Eveq

Há algumas semanas aconteceu a 13ª edição do Evento de Educação em Química, XIII Eveq, no Instituto de Química da Unesp, em Araraquara-SP. O Pibid Química/UEM estava lá e vai contar para vocês, alguns destaques do evento. Vamos lá?
Com cerca de 230 participantes, o evento contou com a presença de alunos e professores da região e de outros estados vizinhos, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.  Para a organização do evento, a comissão contou com, além dos professores, alunos de graduação e pós-graduação, em sua maioria, envolvidos com o Pibid Química da Unesp Araraquara.
Profª Drª Anna Maria Pessoa de Carvalho
respondendo às perguntas dos participantes.

    O evento teve início na quarta-feira (17/06) com o credenciamento dos participantes, durante a manhã, e a palestra de abertura "Construção Conjunta do Ensino de Ciências em uma Escola Municipal (SP): aprendizagem dos alunos e formação de professores" com a Profª Drª Anna Maria Pessoa de Carvalho.As atividades da tarde começaram a todo vapor com a mesa redonda “Possibilidades de interação frutífera e bilateral entre escola e universidade” com a Prof.ª Dr.ª Lizete Orquiza de Carvalho (Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Profa. Ms. Diana Lineth Parga Lozano (Departamento de Química - Universidad Pedagógica Nacional - Colômbia), e Profª. Ana Flávia Lopes Lenharo (E.E. Sebastião Inoc Assumpção, Secretaria do Estado da Educação- SP)



A apresentação da primeira leva de pôsteres fechou a tarde. A bolsista Thaís A. L. Oliveira apresentou o trabalho intitulado "O Celular como instrumento de mediação nas aulas de química", que foi escrito em parceria com as ex-pibidianas Camila R. Savaris e Jheniffer M. C. Reis e os professores Neide M. M. Kiouranis (coordenadora do Pibid Química UEM de 2010 a 2014) e o atual coordenador Prfº Dr. Marcelo P. Silveira. A noite, a palestra “Formação de professores na interface universidade-escola” da Profa. Ms. Diana Lineth Parga Lozano da UPN da Colômbia animou o espírito para a festa de confraternização.
O segundo dia do evento começou com chave de ouro com a realização de minicursos e oficinas durante toda manhã. Por se tratar de nossa área de interesse, acompanhamos a Oficina 2, ministrada pela Profª Drª Silvia Zuliani, com o título "Atividades investigativas: a reflexão na construção e avaliação de sequências didáticas e seu impacto no desenvolvimento de habilidades cognitivas e capacidades de argumentação em alunos e professores em formação". A tarde foi a vez das apresentações de Comunicação Oral trazer novas perspectivas para o ensino de química no país. 


Para fechar a noite, teve a palestra "A integração entre pesquisa e escola e as possibilidades para avanços no ensino de Ciências" do Prof Dr. Ricardo Gauche, onde foi feito um "levantamento de questões associadas ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, sua natureza e seu papel, com ênfase na perspectiva de iniciação à pesquisa, concebendo que o respectivo trabalho de conclusão não seja pensado como uma pesquisa básica, mas sim como o relato de desenvolvimento de uma pesquisa aplicada (com foco no contexto escolar), dando consistência teórico-metodológica à proposição apresentada no âmbito da dissertação". E, junto as professoras Profa. Dra. Valéria Fernandes MonteiroProfa. Dra. Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, fez-se a mesa redonda intitulada “As contribuições do mestrado profissional e do PIBID para integração entre escola e universidade” (uma das melhores palestras na minha opinião).

Nossas pibidianas estavam animadas
com a apresentação.
Sexta-feira, 19/06, foi dia de continuar a descobrir o fascinante universo da experimentação investigativa, com a segunda parte da Oficina 2 (iniciada na manhã do dia anterior). A tarde, o City Tour foi alterado para uma visita ao Centro de Ciências de Araraquara (você pode conferir as fotos do passeio aqui). E, por fim... (aaaaaaah :o), teve a segunda leva de painéis sendo apresentados no Instituto de Química da Unesp - Araraquara. As bolsistas Mariana C. Alves e Thaís A. L. Oliveira apresentaram o trabalho intitulado "Valorização da formação docente por meio de atividades que contemplam a experimentação investigativa a problematização e o diálogo", sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Pimentel. 

Nosso muito obrigado a toda comissão organizadora do evento pela hospitalidade, em especial  a Bárbara Freitas por receber em sua casa as nossas bolsistas.


E, que venha o Eveq 2016  :D
___________________________________________________________

Veja fotos do evento aqui.

Anais do evento, aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas